Critical Watcher
Sometimes the least thing you expect from people is respect.
-
O dicionário diz que “respeito” é o sentimento de reverência ou consideração, o apreço que se tem por alguém ou alguma coisa, a atitude de deferência ou obediência em relação a outrem; respeito é justiça, direito, razão. Na verdade não é de se estranhar me ouvir falando sobre respeito, uma vez que cresci com minha mãe sempre a cobrar dos seus três filhos o tão almejado sentimento. Não posso dizer com isso, no entanto, que fui o filho mais respeitoso, ou que sempre andei na linha. Por outro caminho, a minha intenção aqui é dizer que tive tempo suficiente para aprender com os inúmeros erros impensados cujos atos me fizeram vilão do desrespeito. Nada mais fácil do que apontar o dedo, do que dizer que o outro está errado e você quem é o certo. Nada mais fácil que usar uma ideia ou um pensamento generalizado de um grupo para acometer alguma minoria. O fato é que as pessoas têm um tempo destinado a aprender com os próprios erros, e é isso que separa a adolescência da fase adulta. É este tempo que vai tornar os seus erros toleráveis ou não. Faz-se válido salientar, ainda, que a questão do erro não reside na justificativa de que todo ser humano pode errar, mas sim na perspectiva de quando você se permite errar. E quando esse erro é cometido por alguém que você chama de amigo, é hora de parar para pensar e ver que as coisas não estão caminhando bem. Talvez seja tempo de aceitar que as pessoas podem, no mínimo, serem diferentes do que você espera delas. Talvez seja o momento de perceber que é mais fácil acreditar em bons sentimentos do que apenas atirá-los à fornalha. E é nisso que eu tenho pensado ultimamente.
3 Responses
  1. Gabz Says:

    É sempre mais fácil perceber os erros dos outros do que nossos próprios. Como no livro, que atualmente teve adaptação para o cinema, "Where the Wild Things Are", onde o garoto Max aprendeu a lidar com seus defeitos, vendo em monstros criados por ele mesmo tudo aquilo que fez de errado. É preciso avaliar nossas atitudes, e nossos defeitos, antes de querer avaliar o próximo.


  2. phll Says:

    Arrasssooooou, o/


  3. - anderson Says:

    É realmente tempo de acreditar em bons sentimentos, precisamos disso para continuar também acreditando no respeito que esperamos do próximo.
    É tão bom ver que, mesmo fazendo um tempo que não visito seu blog, que você continua postando as coisas ótimas que você escreve :)

    amplexo.